sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Excelentes dicas COMENTADAS do O Globo - Saúde, para "acelerar" o metabolismo

Leia o artigo original primeiro...


Minhas considerações rápidas sobre ele, à luz da ortomolecular:


1 - Perfeito. Dietas muito radicais e de aplicação muito súbita fazem o organismo entrar em hipoglicemias constantes, o que causa desconforto e lentifica o metabolismo.


2 - Cuidado com um café-da-manhã muito "restritivo" porque cada pessoa tem sua necessidade diária. O melhor mesmo é ter um bom acompanhamento nutricional, preferencialmente por um Nutricionista Funcional


3 e 4 - OK


5 - Se possível, beba álcool só depois de alimentar-se. Afinal, uma boa taça de vinho tinto continua até fazendo bem para a saúde, segundo alguns estudos. Evitar os abusos é o melhor.


6 - O leite NÃO é tão necessário se a dieta ou suplementações adequadas conseguem fornecer o Cálcio (e outros minerais importantes) a contento


7 - Cuidados com "estômagos sensíveis" que decerto podem ressentir-se com a pimenta. Afinal, a capsaicina não vem sozinha na pimenta.


8 - Levante peso dentro do seu limite, bem orientado por um professor de educação física competente. O excesso, aqui, causará lesões e até perda de massa muscular e óssea.


10 - Lembre-se de alimentar-se direito ou nenhum exercício físico fará bem.


11 e 12 - OK!



Fonte do artigo original: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/09/24/doze-dicas-para-voce-acelerar-seu-metabolismo-emagrecer-com-mais-facilidade-921101343.asp


Sempre ouvimos falar que algumas pessoas têm metabolismos mais rápidos, que digerem mais depressa o alimento ingerido e são os grandes aliados de quem se mantém magro. Alguns fatores interferem nessa agilidade metabólica: a idade - quem tem 35 anos queima menos 100 calorias por dia do quem tem 25 -, a genética e as atividades físicas. Conheça aqui 12 dicas que podem acelerar seu metabolismo e fazer com que você emagreça mais facilmente.


1 - Não corte radicalmente o número de calorias

Adotar uma dieta com pouquíssimas calorias não é a melhor maneira de perder peso.

- Seu corpo é programado para defender o seu peso atual - explica Liz Applegate, Ph.D., professora de nutrição da Universidade da Califórnia. - Então se você repentinamente corta mil calorias da sua dieta, o número de calorias que seu organismo vai queimar para manter as funções corporais, como respirar e manter o coração batendo, automaticamente diminuirá. Seu corpo vai assumir que você está passando por alguma privação e vai poupá-lo.

Então quantas calorias devem ser consumidas? O ideal, para as mulheres, é manter uma média de 1.200 a 1.500 calorias, dependendo da quantidade de atividade física que é feita.


2 - Tome café-da-manhã

A primeira refeição do dia é, sim, a mais importante. Quem come de manhã perde mais peso do quem pula esta parte do dia.

- Seu metabolismo desacelera enquanto você dorme e ele não volta a acelerar até que você coma de novo - explica Barbara Rolls, Ph.D., professora de nutrição da Penn State University e autora do Plano Volumétrico de Controle de Peso. - Se você pular o café-da-manhã, seu corpo não vai queimar tantas calorias quanto poderia na hora do almoço. É mais inteligente começar o seu dia com uma refeição de 300 a 400 calorias.

O ideal é tomar um café-da-manhã rico em fibras.


3 - Coma proteína

Pesquisadores provaram que comer proteínas ajuda a acelerar seu metabolismo, proporcionando uma queima extra de 150 a 200 calorias por dia.

- A proteína é repleta de aminoácidos, que são difíceis de serem quebrados pelo organismo, então você gasta mais energia para se livrar deles - explica Jeff Hampl, Ph.D., e integrante da American Dietetic Association.

Isso não significa que você deve aderir à Dieta da Proteína. Mas cerca de 10% a 35% do seu totaL de calorias diárias deve ser de proteínas.


4 - Prefira os bons carboidratos

Carboidratos refinados, como pão branco e batatas, fazem a insulina aumentar no organismo e diminui a ação do metabolismo.

- É importante comer carboidratos, mas foque nos vegetais, nas frutas e nos grãos, que têm menos impacto nas taxas de insulina - garante Louis Aronne, especialista em obesidade do at New York Presbyterian Weill Cornell Medical Center.


5 - Não beba álcool

Tomar um drinque antes da refeição significa a ingestão de 200 calorias a mais. Bebidas alcoólicas durante o jantar também não são ideais: pesquisas mostram que o organismo prefere queimar o álcool antes, o que significa que as calorias da comida serão transformadas em gordura.


6 - Beba leite

Mulheres que consomem leite, iogurte e queijo de três a quatro vezes por dia perdem 70% a mais de gordura corporal do que aquelas que não comem. A razão é a ingestão de cálcio, que ajuda a acelerar o metabolismo, avisando o corpo para queimar mais rapidamente a gordura, de acordo com o autor do estudo Michael Zemel, diretor do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee.


7 - Apimente a sua sopa

Ponha um pouquinho de pimenta na sua sopa na hora do almoço ou mesmo à tarde. A pimenta, devido ao um elemento que contém, a capsaicina, ajuda o metabolismo a funcionar mais rapidamente, de acordo com um estudo feito pela Universidade Laval, no Canadá.


8 - Levante peso

Especialistas dizem que o levantamento de peso é a melhor maneira de fazer seu metabolismo funcionar melhor.

- À medida que você envelhece, o seu metabolismo desacelera, mas o levantamento de peso pode mudar isso, porque ajuda muito na queima calórica - explica o especialista em fitness Westcott.


10 - Divida a sua rotina de exercícios em duas

Sempre que possível, transforme sua sessão de malhação em duas. Por exemplo, faça 15 minutos de levantamento de peso pela manhã e deixa para fazer 30 minutos de atividades aeróbicas à tarde. Segundo Kelly Tracy, coordenadora de fitness do Centro de Dieta e Fitness da Universidade de Duke, desta maneira a pessoa vai queimar mais de 100 a 200 calorias extras.


11 - Durma bem

Virar noite pode deixar seu metabolismo bem lento, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago,. Pessoas que dormem menos de cinco horas por dia têm mais dificuldade de processar os carboidratos.


12 - Relaxe

Um estresse prolongado pode fazer com que você engorde, provaram diversos estudos. Hormônios do estresse também aumentam o apetite, levando a uma maior ingestão de alimentos.

Fonte: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/09/24/doze-dicas-para-voce-acelerar-seu-metabolismo-emagrecer-com-mais-facilidade-921101343.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário