sábado, 11 de setembro de 2010

Como obter SAÚDE (e mantê-la), de forma prática e simples

Como obter SAÚDE (e mantê-la), de forma prática e simples:

* Esclarecimento importante: As dicas abaixo NÃO substituem a consulta ao seu médico (ou profissional de saúde em questão) e embora em sua maioria estejam BEM embasadas em inúmeros trabalhos científicos, em boa parte, são frutos de observação minha, em consultório, ao longo de quase 10 anos de Medicina.

Tenho observado em consultório 3 tipos básicos e distintos de paciente:
Aquele que

... realmente quer ter saúde, seja porque já “cansou de estar doente” ou cansou de tantos e freqüentes remédios e tratamentos;

... até quer ter saúde mas que quando compreende que para isso será obrigatório mudar seu próprio estilo de vida, em maior ou menor grau, desanima-se pela mera perspectiva do esforço que terá que fazer;

... quer mesmo é uma consulta curta e objetiva, que resolva sua queixa pontual rapidamente e, se possível, ao final resulte em um “remedinho mágico” e/ou mesmo um atestado médico.

O primeiro tipo é o que tem resultados. E não é que não vá mais adoecer em sua vida, já que isto é impossível. É que salvo em casos de fatalidades, às quais todos estamos sujeitos, decerto adoecerá menos, ficará doente por menos tempo, terá maior qualidade de vida e responderá melhor e mais rápido a eventuais tratamentos que venham a fazer-se necessários.

O segundo tipo até obtém resultados mas às custas de maiores esforços e “incômodos”. O raciocínio é simples: hábitos de vida parcialmente saudáveis = resultado em Saúde parcial. Não parece lógico isto?

O terceiro tipo é aquele que em um curto período de tempo já tem uma verdadeira coleção de medicamentos que usa regularmente mas a cada dia apresenta mais e mais sinais e sintomas. Isto porque todos já sabemos: medicamentos normalmente são bons para umas coisas e pioram ou causam outras. Ainda mais: sua forma de conduta e de enxergar sua própria vida e conduta não contemplam a importância de investigar, descobrir e tratar as causas dos seus problemas e assim sendo, uma vida inteira tratando meramente efeitos, superficialmente, trará resultados superficiais e incompletos. Mais uma vez, não é lógico isto?

Acredito, entretanto, que todo paciente que procure consulta por um profissional de saúde, se não quer saúde integral, quer pelo menos algum alivio para algum sofrimento, atual ou futuro. E com este objetivo, quaisquer que sejam as queixas, percebi que muito freqüentemente repito, de maneiras diferentes, os 10 conselhos que listarei abaixo e melhor explicarei ao longo dos próximos Informativos. Posso assegurar-lhes que segui-los, em milhares de casos, tem mostrado os melhores resultados possíveis, melhorando ou mesmo curando e assim promovendo Saúde e real Qualidade de Vida, com menor uso de medicamentos e menor necessidade de consultas e tratamentos freqüentes.

Coloque os conselhos abaixo em prática e dê seu depoimento. Até hoje, em mais de 10.000 casos, ninguém emitiu um só comentário negativo sobre a sua eficácia:

1 – Beba água de 1 em 1 hora
2 – Alimente-se de 3 em 3 horas
3 – Coma fibras pelo menos 2x/dia
4 – Pratique exercícios físicos regularmente
5 – Cuide do seu sono
6 – Evite excessos
7 – Foque nas ações/soluções e não nos problemas
8 – Reduza seu stress
9 – Mantenha postura positiva e pró-ativa
10 - Consulte regularmente os profissionais de saúde adequados e necessários, seguindo suas orientações


Cordialmente,

Ícaro Alves Alcântara
Médico


Para mais dicas e acesso à apresentação Viver: O que É Necessário, acesse o site www.icaro.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário